Menu

Risoto de limão taiti



Depois de 10 anos, tenho reunidos em minha casa, novamente, para minha alegria, meus três filhos. Um de 23, uma de 12 e o caçula de 3 anos. Farei então um almocinho de domingo,  para minhas crias, e escolhi fazer risoto de limão e file com crosta de amêndoas. Espero que aprovem e que o dia seja proveitoso. A tarde quero dar um pulinho na Ermida Dom Bosco, para nos refrescarmos (vejamos se o mais velho topa, porque já é um homem chatinho pra danar, kkk)

Ingredientes para o caldo
2 cebolas picadas
6 dentes de alho picado
1 tomate cortado
1 maçã
1 folha de louro
cebolinha, tomilho, manjericão e salsinha

Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes em uma panela com 3 litros de água e deixe ferver por 30 minutos em fogo brando. Coe e reserve apenas o caldo.


Ingredientes para o risoto
500g de arroz arbóreo
1 cebola ralada
2 dentes de alho amassadinhos
4 colheres de manteiga
2 xícaras de vinho branco
100ml de limão taiti
100gr de queijo parmesão (recomendo faixa azul)
2 litros do caldo de legumes acima
o quanto baste de sal
raspa de 4 limões



Modo de fazer
Coloque uma panela no fogo e acrescente 2 colheres de manteiga (reserve as outras duas para o final). Jogue a cebola até dourar e depois o alho. Jogue então o arroz mexendo sempre. Mexa por 1 minuto e então coloque o vinho. Abaixe o fogo e acrescente 2 xícaras do caldo e 50ml do suco de limão e uma pitada de sal. Vá mexendo para que não grude no fundo da panela. Quando estiver quase seco, acrescente o resto do caldo e depois o restante do limão. Quando estiver bem cremoso, experimente o sal, se preciso, coloque mais um pouco (mas não se esqueça que ainda vais usar o parmesão). Ao desligar a panela, acrescente primeiro, o restante da manteiga, mexendo devagar para não quebrar o arroz e por último as raspas de limão. Sirva colocando o parmesão já no prato dos comensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Author

authorElke di Barros, designer, florista. Pendor para a criatividade.
Learn More →



Labels